Logo debates diplomaticos

Os Debates Diplomáticos são um concurso intelectual oral, que objetiva testar os conhecimentos sobre Direito Internacional e sobre Política Internacional, entre estudantes universitários, incentivando a pesquisa e a discussão acerca de temas de grande relevância nestas searas do conhecimento. O evento tem duas etapas eliminatórias, consistindo em rodadas preliminares e semifinais, além de uma fase final, entre os dois melhores participantes do torneio. A cada rodada, um candidato assume uma posição favorável e outro uma posição contrária ao tema proposto, de acordo com o sorteio realizado previamente pelo secretariado, fomentando o desenvolvimento intelectual dos participantes, bem como o aprimoramento de suas habilidades oratórias. Os debates são realizados perante uma banca avaliadora, que atribui uma nota para cada participante.

A primeira edição, realizada no ano de 2013, contou com uma repercussão extremamente positiva, envolvendo um número elevado de estudantes, que debateram temas como: o avanço do programa nuclear iraniano, a legitimidade da eleição venezuelana, a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil etc.. Em 2014, alguns aspectos do evento foram reformulados e o sucesso ainda maior que o do ano anterior. A segunda edição inovou ao estabelecer um eixo temático central para todas as rodadas – a “autodeterminação dos povos”, buscando incentivar o respeito à tolerância e à diversidade. Desta vez, os participantes discutiram temas interessantíssimos como a independência da Escócia, a situação do povo curdo e a crise geopolítica na Crimeia. O planejamento da próxima edição já está em curso, em breve a ANET divulgará todos os detalhes do evento!

Mais informações em breve
Mais informações em breve
Mais informações em breve
Desde a 1ª edição dos Debates Diplomáticos, a Academia Nacional de Estudos Transnacionais – ANET resolveu homenagear o diplomata paraibano Braz Baracuhy, batizando a comenda laureada ao vencedor do concurso com o seu nome.

Braz da Costa Baracuhy Neto é diplomata, especialista em riscos geopolíticos e em negociações internacionais. Já desempenhou diversas funções de prestígio na carreira diplomática, tendo chefiado o setor econômico e de energia da Embaixada do Brasil na China e, anteriormente, atuado como negociador comercial na OMC. Com sólida formação acadêmica em Relações Internacionais, estudou na London School of Economics, no Instituto de Altos Estudos Internacionais de Genebra, no Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, no Instituto Rio Branco e na Universidade de Harvard. Recebeu o “Prêmio Araújo Castro” pelo 1º lugar no mestrado em diplomacia do Instituto Rio Branco, no qual também foi professor titular de Relações Internacionais (2005-2006).

VENCEDOR DOS DEBATES DIPLÓMATICOS 2014: ADAILTON FERREIRA BARBOSA
ANEXO 9 - VENCEDOR 2015

VENCEDORA DOS DEBATES DIPLÓMATICOS 2013: LAURA BARACUHY LEITE SOARES DE FIGUEIREDO

ANEXO 10 - VENCEDOR 2014

Mais informações em breve

Tem alguma dúvida, sugestão, elogio ou reclamação? O Secretariado dos DEBATES DIPLOMÁTICOS terá prazer em ajudá-lo!

Você pode enviar uma mensagem para o email simulacoes@portalanet.com