Em uma sociedade cada vez mais globalizada, em que a integração de povos e de nações cresce continuamente, intensificam-se os estudos relacionados ao Direito e às Relações Internacionais, no entanto a assistência necessária para o desenvolvimento e para o aprofundamento de tais pesquisas não cresce na mesma proporção que o interesse na área.

Com o intuito de apoiar, de viabilizar e de promover estudos em temas de relevância internacional, surge a Academia Nacional de Estudos Transnacionais (ANET), como um projeto pioneiro não apenas no Nordeste, mas também em todo o Brasil. Trata-se de uma associação civil, de fins não lucrativos, que possui, como objetivo basilar, a promoção de pesquisas e de estudos na área do Direito e das Relaçōes Internacionais.

Em que pese sua recente criação, a ANET já vem realizando atividades que muito podem auxiliar as pesquisas de seus associados e dos estudantes em geral, como a promoção de eventos, de palestras e de minicursos com professores renomados na área; o auxílio técnico-científico na produção de trabalhos acadêmicos; a preparação de equipes para competições e simulações de organismos internacionais e a divulgação de trabalhos acadêmicos, através de seus periódicos.

Idealizada por estudantes da UFPB, atualmente a ANET possui membros em 18 estados (AL, AP, BA, CE, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RR, RS, SC e SP), além do Distrito Federal, o que lhe permite desenvolver atividades com repercussão em todas as regiões do país. Adicionalmente, apesar de ser uma entidade de caráter nacional, a ANET se faz presente também no exterior, uma vez que conta em seu quadro de associados com vários brasileiros estudando em outros países, especialmente, em Portugal.

Com efeito, além de adquirir grande conhecimento acadêmico e de ter o suporte necessário para sua pesquisa, o associado da ANET tem a oportunidade de ter contato com estudantes de diversas outras universidades, bem como com professores nacional e internacionalmente reconhecidos na área do Direito e das Relações Internacionais, além de obter benefícios exclusivos em todos os eventos da Academia.

CONSELHO DELIBERATIVO DA ANET

Ler o Estatuto da ANET