O Conselho de Segurança é um dos órgãos mais importantes da Organização das Nações Unidas – ONU. Ele é composto por quinze países-membros, sendo cinco permanentes e dez temporários, eleitos pela Assembléia Geral com mandatos de dois anos.

     É de responsabilidade do Conselho de Segurança a manutenção da paz e da segurança internacionais, tendo para tanto, poderes para impor sanções, por exemplo, e até mesmo a autorização para o uso da força para manter ou restaurar a paz e segurança internacionais.

     No II ENOMUN/SiNOMUN, o CSNU será simulado por alunos do Ensino Superior, e em duplas, com as seguintes temáticas:

     Tema A: Estado Islâmico e os riscos para o Oriente Médio

     O Estado Islâmico chamou a atenção da comunidade internacional pela velocidade com o qual tomou diversas cidades e se expandiu, do Iraque para a Síria. Atualmente, o Estado Islâmico controla mais de 50 cidades do Iraque. Devido a diversas ações e cooperações algumas cidades foram retomadas pelo governo iraquiano e outras pelos curdos, ao norte. Por causa do reconhecimento internacional do Estado Islâmico como uma ameaça para o Iraque e Síria, assim como para o Oriente Médio, o Conselho de Segurança tem como missão estabelecer diálogo e meios pelos quais missões com o objetivo de paz se aproximem do atualmente do Estado Islâmico e tudo o que ele representa.

     Tema B: Políticas de prevenção e combate ao Terrorismo

     Para Higgins “Terrorismo é um termo sem significado legal. É meramente um meio conveniente de aludir a atividades, seja de Estados ou de indivíduos, vastamente condenáveis onde ou os métodos utilizados são ilegais, o alvo protegido ou ambos.” A ausência de uma definição precisa do que constitua terrorismo no âmbito das Nações Unidas e do Direito Internacional conferiu aos países a liberdade de adotar em seu âmbito interno definições do que venha a ser terrorismo. Esse conflito de conceitos e o avanço das ações terroristas provocam, cada vez mais, uma resposta sólida do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o mundo não pode esperar mais.

     As inscrições para o II ENOMUN/SiNOMUN serão abertas no dia 02 de março! Esperamos vocês no CSNU!

enomun

Anexos